Diretoria 2024-25 - ASEC - Editores Cristãos
ASEC - Associação de Editores Cristãos do Brasil e Prêmio Areté – Selo de excelência da Literatura Cristã no Brasil

Diretoria 2024-25

Notícias


diretoria 24-25

Na tarde/noite de 06 de março de 2023, a ASEC – Associação de Editores Cristãos realizou a sua assembleia geral bianual para avaliação dos trabalhos realizados na gestão 2022-23; aprovação de relatórios financeiros e eleição da nova diretoria para o biênio 2024-25, que ficou assim composta:

  • Presidente: Pr. Elton Melo (Editora Batista Independente)
  • Vice-Presidente: Pr. Abimael de Souza (Editora Cristã Evangélica)
  • Primeiro Secretário: Selmi Aquino (Editora Mundo Cristão)
  • Segundo Secretário: Heber de Oliveira (Moinho 7)
  • Primeiro Tesoureiro: Juan Matinez (Sociedade Bíblica do Brasil)
  • Segundo Tesoureiro: Maria Fernanda Vigon Gonçalez (Geográfica)

Plano de Gestão

Primeiro, obrigado por sua participação nesta assembleia da nossa entidade maior do segmento literário cristão – a maior associação de editores cristãos da América Latina.

Agradeço ao Senhor pela capacitação, para estar à frente de tão honrada posição; à minha esposa, família e Igreja, pela compreensão das prioridades; à diretoria da ASEC que me ajudou neste período; à Pra. Patrícia Breda que também contribuiu no dia-a-dia para que os projetos da ASEC pudessem avançar.

A nossa primeira gestão, 2022-23, foi marcada por um processo de retomada das ações, tendo em vista que o fim da pandemia do COVID-19, trouxe profundas e significativas mudanças nas relações de trabalho, nas organizações editoriais e na sociedade em geral. Dessa forma, fizemos em 2022 a cerimônia alusiva aos prêmios de 2020, 2021 e 2022 – Em que pese toda a dificuldade inicial, acabou sendo uma boa cerimônia e trouxe-nos esperança de dias melhores. Mas tivemos que lidar também com um caixa muito apertado, fizemos um ajuste nas contas e conseguimos terminar o período com a proposta de novas editoras sendo filiadas e contribuintes. Mas nem tudo foram flores – tivemos que contornar o problema da greve dos metroviários ocorrida no dia 28/11/23, que inviabilizou a Cerimônia do Prêmio Areté de 2023, gerando transtornos e prejuízos financeiros para a ASEC – Hoje completamos este momento. O Senhor nos sustentou e fortaleceu. Mas o desafio continua.

Agora para o período de 2024-25, sinalizamos algumas ações que devem ser realizadas

  1. Maior contato pessoal do presidente com os gestores das editoras, sendo em vistas ou cafés – abrangendo editoras que estão sediadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste e Porto Alegre
  2. Buscar agregar mais 10 novas editoras associadas ao longo desta gestão e trazer de volta as editoras associadas que deixaram a comunhão no período 2019-2024.
  3. Participação mais efetiva da ASEC nos lançamentos editoriais das editoras filiadas – 
  4. Criação de logo editorial para uniformidade das editoras associadas – gerando maior confiança e valorizando o associativismo da ASEC e da editora associada.
  5. Defesa da cadeia produtiva do livro junto às demais entidades congêneres, em especial junto ao Ministério da Cultura e as Secretarias Estaduais de Cultura.
  6. Criação e distribuição de lista de compras e editais que interessam às editoras do setor;
  7. Organização de Oficina de Editorial, em conjunto com MAI Global (Media Associates International), CBL e outras entidades, visando capacitar e ampliar a nossa melhoria qualitativa no segmento editorial. Essa oficina deverá ocorrer em seminário de 2 a 3 dias, em local de fácil acesso, para possibilitar a participação e deverá envolver todas as áreas do segmento da escrita, editoração, capa, audiobook, impressão, comunicação e vendas.
  8. Participação das editoras cristãs nas BIENAIS do Rio e São Paulo, as duas maiores do Brasil
  9. Encontro online com os jurados do prêmio Areté, por área, para fins de melhorar nossa compreensão e critérios de julgamento, visando tornar o julgamento mais criterioso e padronizado.
  10. Organizar e divulgar o censo editorial cristão de 2023 – no primeiro semestre de 2024, buscando compreender a real dimensão e inserção das Editoras Cristãs no mercado brasileiro de livros, e daí sucessivamente nos demais anos. Parceria com a CBL para acesso aos dados de registro do ISBN.
  11. Implantação do cadastro de editoras cristãs do Brasil – a ASEC comprou acesso à plataforma HUBSPOT e este sistema está sendo montado aos poucos, mas precisamos cruzar as informações sobre produtos e títulos produzidos. Esse processo requer acompanhamento constante. Precisamos quantificar e valorizar o quantos somos e como impactamos a nossa geração.

Finalizando, é preciso reafirmar o impacto da leitura sobre o desenvolvimento social de um povo, uma nação. Os evangélicos brasileiros têm crescido em números relevantes em todo o Brasil. Milhares de títulos têm sido produzidos, além da Bíblia ser o livro mais vendido e mais lido no nosso país. Mas precisamos e devemos melhorar nossa qualidade editorial. Precisamos investir em qualidade na escrita, nas artes gráficas, as dinâmicas de marketing e entrega para proporcionar aos leitores livros mais acessíveis, de melhor qualidade e com conteúdos relevantes para os questionamentos dos nossos dias. 

Além disso, é inegável o papel da escrita para a transformação de novos leitores e transformação de vidas. O livro cristão, mais que um negócio, é uma missão geracional e precisamos avançar e ampliar o nosso alcance e relevância cultural, social, política e econômica. Que as palavras do Salmos 145.4 inspirem a todos nós: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” (NVI)

Atenciosamente,

Elton Batista de Melo, pastor e editor
Presidente da ASEC
aseceditores@gmail.com

Compartilhar

ASSOCIE-SE À ASEC

COMO ASSOCIAR-SE

Acesse abaixo para conhecer os procedimentos e documentos necessários para afiliação.

BENEFÍCIOS AO ASSOCIADO

Conheça os benefícios ao associado ASEC. Clique abaixo para mais informações.

CODIGO DE ÉTICA

Conheça o códido de ética e a declaração de fé da ASEC clicando abaixo.

PALAVRA DA PRESIDÊNCIA

Ser a pessoa à frente da ASEC é uma missão que logo de cara já me ensina muito e me dá um orgulho enorme. Começo herdando o excelente trabalho de recuperação da saúde financeira da ASEC, sim somos uma associação sem ônus no mercado, e todos os esforços da diretoria anterior que colocou suas energias e conseguiu manter a gestão na execução do nosso Planejamento Estratégico.

HISTÓRIA PRÊMIO ARETÉ

O Prêmio Areté de Literatura foi criado em 1991. De lá para cá, a premiação foi crescendo e ganhando cada vez mais credibilidade e relevância. De origem grega, a palavra Areté significa excelência. E seguindo esse conceito, mais de mil troféus já foram distribuídos, nesses mais de 25 anos, para publicações que se destacaram em diferentes áreas do segmento editorial cristão.