Discurso do Presidente da ASEC na Cerimônia do Areté 2023 - ASEC - Editores Cristãos
ASEC - Associação de Editores Cristãos do Brasil e Prêmio Areté – Selo de excelência da Literatura Cristã no Brasil

Discurso do Presidente da ASEC na Cerimônia do Areté 2023

Notícias


Senhoras e Senhores, graça e paz!

É com grande satisfação que convidamos a todos vocês para a Cerimônia de Premiação do Prêmio Areté de 2023. Areté, palavra de origem grega que significa “excelência”, representa um valor fundamental que toda a cadeia editorial cristã busca oferecer aos leitores.

O Prêmio Areté é um evento de grande relevância no cenário editorial evangélico da América Latina, reconhecendo e celebrando a excelência em publicações cristãs. É uma oportunidade única de homenagear aqueles que dedicam seus esforços para enriquecer o mundo literário com obras que impactam vidas e promovem valores essenciais.

Desde 1988, quando da fundação da ASEC, ainda como ABEC, os editores cristãos têm feito da palavra ARETÉ (EXCELÊNCIA), uma grande e contínua meta. O Prêmio Areté foi instituído em 1991. Estamos na 30ª edição deste já consagrado evento, É tempo de reconhecer estes importantes esforços e conquistas. (momento de aplauso).

A literatura cristã desempenha um papel significativo no desenvolvimento cultural e social de uma nação, e no Brasil, não é diferente. Os valores cristãos têm um impacto profundo e positivo em toda a sociedade brasileira, moldando não apenas nossos sistemas de crenças, mas também influenciando aspectos fundamentais da cultura e da moral. Além disso, as mais de 100 editoras cristãs presentes em todo o território nacional desempenham um papel crucial na disseminação desses valores e na promoção de um desenvolvimento mais amplo do país.

A importância da literatura cristã pode ser observada em 5 eixos norteadores:

  1. Ética e Valores: A literatura cristã promove valores como a compaixão, a solidariedade, a justiça e o amor ao próximo, que são essenciais para uma sociedade justa e harmoniosa. Esses valores inspiram ações positivas e contribuem para a construção de uma nação mais ética, e pessoas mais livres.
  2. Educação e Conhecimento: A literatura cristã oferece uma riqueza de conhecimento religioso, filosófico e moral que contribui para a formação de cidadãos mais informados e conscientes. Isso fortalece a educação e a formação de valores desde cedo.
  3. Arte e Cultura: A produção literária cristã abrange uma variedade de gêneros, incluindo ficção, poesia, teologia, história da Igreja, música, dança, entre outros. Essa diversidade contribui para o enriquecimento da cultura e da arte no país, promovendo a criatividade e a expressão artística.
  4. Desenvolvimento Humano: Os valores cristãos enfatizam a dignidade de cada ser humano, o que influencia a promoção dos direitos humanos, da igualdade e da justiça social. Essa ênfase é essencial para o desenvolvimento humano no Brasil.
  5. Compromisso Econômico: As editoras cristãs, com sua missão de disseminar a literatura cristã, têm um compromisso para com o desenvolvimento humano e econômico do Brasil. Elas não apenas promovem a leitura e a educação, mas também contribuem para a economia do país, gerando empregos e impulsionando o mercado editorial.

As editoras cristãs desempenham um papel vital ao serem veículos para a divulgação desses valores e conhecimentos. Elas contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, moral e compassiva. Além disso, o compromisso com o desenvolvimento humano e econômico não deve ser subestimado, pois o setor editorial é uma parte importante da economia criativa do Brasil.

Agradeço ao Senhor pela oportunidade de estar à frente de tão honrada posição; à minha esposa, família e Igreja, pela compreensão das prioridades; à diretoria da ASEC que me ajudou neste período; à Pra. Patrícia Breda que também contribuiu no dia-a-dia para que os projetos da ASEC pudessem avançar.

Finalizando, é preciso reafirmar o impacto da leitura sobre o desenvolvimento social de um povo, uma nação. Os evangélicos brasileiros têm crescido em números relevantes em todo o Brasil. Milhares de títulos têm sido produzidos, além da Bíblia ser o livro mais vendido e mais lido no nosso país. Mas precisamos e devemos melhorar nossa qualidade editorial. Precisamos investir em qualidade na escrita, nas artes gráficas, nas dinâmicas de marketing e entrega para proporcionar aos leitores livros mais acessíveis, de melhor qualidade e com conteúdos relevantes para os questionamentos dos nossos dias. 

Além disso, é inegável o papel da escrita para a transformação de vidas. O livro cristão, mais que um negócio, é uma missão geracional e precisamos avançar e ampliar o nosso alcance e relevância cultural, social, política e econômica. Que as palavras do Salmos 145.4 inspirem a todos nós: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” (NVI)

 

Elton Batista de Melo, pastor e editor
Presidente da ASEC
aseceditores@gmail.com

Leia mais: Conheça a diretoria eleita para o biênio 2024-25

 

Compartilhar

ASSOCIE-SE À ASEC

COMO ASSOCIAR-SE

Acesse abaixo para conhecer os procedimentos e documentos necessários para afiliação.

BENEFÍCIOS AO ASSOCIADO

Conheça os benefícios ao associado ASEC. Clique abaixo para mais informações.

CODIGO DE ÉTICA

Conheça o códido de ética e a declaração de fé da ASEC clicando abaixo.

PALAVRA DA PRESIDÊNCIA

Ser a pessoa à frente da ASEC é uma missão que logo de cara já me ensina muito e me dá um orgulho enorme. Começo herdando o excelente trabalho de recuperação da saúde financeira da ASEC, sim somos uma associação sem ônus no mercado, e todos os esforços da diretoria anterior que colocou suas energias e conseguiu manter a gestão na execução do nosso Planejamento Estratégico.

HISTÓRIA PRÊMIO ARETÉ

O Prêmio Areté de Literatura foi criado em 1991. De lá para cá, a premiação foi crescendo e ganhando cada vez mais credibilidade e relevância. De origem grega, a palavra Areté significa excelência. E seguindo esse conceito, mais de mil troféus já foram distribuídos, nesses mais de 25 anos, para publicações que se destacaram em diferentes áreas do segmento editorial cristão.